Após ficar no 0 a 0 no confronto da ida pela final do Campeonato Catarinense, o Joinville receberá o Figueirense neste domingo, às 16 horas (de Brasília), para decidir quem será o campeão estadual. A final tem sido movimentada nos bastidores, no qual o alvinegro denunciou o Joinville por uma escalação irregular de um jogador na primeira rodada do Hexagonal final, diante do Metropolitano.
O caso tem sido muito repercutido em Santa Catarina. No início de março o jogador André Diego Krobel, então com 19 anos, foi relacionado para atuar pelo JEC no estadual. Pela idade, André ainda não tinha contrato profissional firmado com o clube, só completando 20 anos três semanas depois do jogo. Mas o regulamento do Estadual prevê como irregular a participação de atletas não-profissionais que completem 20 anos de idade na temporada corrente, complicando a situação do Joinville na competição.
Se for considerado culpado, o clube pode perder até quatro pontos e ter a vantagem do mando invertida no confronto final. Como André não chegou a entrar em campo, o JEC poderia receber apenas uma multa pela irregularidade. O julgamento foi marcado para a próxima terça-feira, após o fim do estadual, colocando em risco um possível título do Joinville caso a equipe saia campeã no domingo.
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC), Robson Vieira, negou um pedido de suspensão da partida pelo Figueirense, mas proibiu a Federação Catarinense de Futebol (FCF) de homologar o título do Tricolor em caso de empate. Já o presidente da FCF, Delfim Pádua Peixoto Filho, afirmou que entregará a taça no domingo, independente do ‘recado’ dado pelo TJD-SC.
Diante de bastidores tão movimentados, o elenco do Joinville demonstrou não se preocupar com os ocorridos fora de campo. "É uma motivação maior. Os jogadores têm que fazer o papel dentro de campo, como a gente vem fazendo. Essas coisas só nos motivam a entrar em campo determinados a ganhar, porque só a vitória vai prevalecer, dar um gás a mais para sermos campeões e mostrarmos que nossa equipe é forte", comentou o volante Naldo.
O técnico Hemerson Maria não realizou muitas modificações nos treinos e já indicou que a equipe titular do último jogo será repetida no domingo. Sem nenhum desfalque, o treinador terá todos os atletas do elenco à sua disposição para a final.
Por outro lado, o comandante do Figueirense, Argel Fucks, vem fazendo mistério sobre os jogadores que devem entrar em campo contra o JEC. "A escalação sai momentos antes da partida, não vamos adiantar nada", afirmou na sexta-feira.
Com treinos realizados a portões fechados, o Figueirense tem poucos indícios das mudanças que devem ser realizadas no elenco titular. Mas ao que tudo indica, Ricardinho pode perder o posto principal para Yago ou Jean Deretti.
Quem ainda é duvida como titular é o atacante Dudu, que começou a última partida como reserva, mas acabou utilizado pelo treinador ao longo do confronto. O jogador afirmou não se preocupar tanto com o fato de ficar no banco e disse que os bastidores do clássico pouco têm interessado ao alvinegro, cujo foco é exclusivamente voltado para os 90 minutos restantes.
"Sabemos que será mais uma batalha lá em Joinville, mas queremos ganhar mais um título aqui e entrar para a história do Figueirense com conquistas importantes repetindo o ano passado. Estamos trabalhando forte desde a última segunda-feira e focado apenas nas questões de dentro do campo e na formação da nossa equipe", disse o atacante, que foi autor de um gol na final do ano passado, quando o Figueira se consagrou campeão estadual.
Argel, por sua vez, endossou o discurso do atleta sobre o foco principal no jogo, e não nas confusões ocorridas nos bastidores. "O problema extracampo passou longe da gente", disse. "Se esse jogo terminar empatado, vai ser a maior vergonha para Santa Catarina. Então acredito nos times jogando aberto em busca da vitória", acrescentou.
No histórico de confrontos pelo Campeonato Catarinense, o Joinville tem o maior aproveitamento sobre o rival. Foram 51 vitórias diante do Figueirense contra 43 derrotas e 54 empates.
FICHA TÉCNICA
JOINVILLE X FIGUEIRENSE
JOINVILLE X FIGUEIRENSE
Local: Arena Joinville, em Joinville-SC
Data: 03 de maio de 2015, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa)
Assistentes: Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa) e Hélton Nunes (CBF)
Data: 03 de maio de 2015, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa)
Assistentes: Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa) e Hélton Nunes (CBF)
FIGUEIRENSE: Alex Muralha; Fabinho, Marquinhos, Thiago Heleno e Cereceda; Paulo Roberto, França, Ricardinho (Jean Deretti) e Mazola (Dudu); Marcão e ClaytonTécnico: Argel Fucks
JOINVILLE: Oliveira; Sueliton, Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Naldo, Augusto César, Marcelo Costa e Tiago Luís; Kempes e Welington Júnior Técnico: Hemerson Maria