Completou nesta terça-feira, 12 de maio, 29 anos de um dos episódios mais marcantes na historia da comunicação em Santa Catarina: a invasão do Soldado Sílvio Roberto Vieira nos estúdios da TV Cultura, nos altos do Morro da Cruz, durante apresentação do programa Terceiro Tempo, comandado por Roberto Alves.

Ao invés de gols, clima de filme policial ao vivo na Florianópolis de 1986. Na bancada também estavam Hélio Costa, Miguel Livramento e convidados.

O PM invadiu com revólver em punho o programa. Bastante alterado, reclamava das promessas não cumpridas pelo governo, do baixo salário e das más condições de trabalho.

Mesmo em meio a tensão, Alves exerceu toda a sua habilidade de comunicador e começou a puxar conversa com o agressor.

Papo vai, papo vem, já saiu até uma entrevista sobre a Polícia Militar. Quando se deu conta, o soldado Silvio já estava sentado na bancada com microfone em punho.

Minutos depois foi rendido por outro policial e saiu dali preso, mas o episódio entrou para os anais do jornalismo catarinense.

O ex-PM Sílvio, além de ter sido expulso da corporação, cumpriu pena e continuou sofrendo com seus pedidos de aposentadoria negados com regularidade. A situação só foi contornada na gestão do ex-comandante Eliésio Rodrigues, que lhe estendeu a mão.

O episódio daquele dia de fúria é contado em detalhes no livro de Paulo Brito, Dás um banho _ Roberto Alves: o rádio, o futebol e a cidade, Editora Insular (2010) .

CONFIRA O VÍDEO




Fonte: Clic RBS
 
Top