Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (4) |
A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (4) em todo o País. De acordo com o Ministério da Saúde, podem se vacinar na rede pública crianças de seis meses a cinco anos, além de idosos, profissionais de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, índios, doentes crônicos e funcionários do sistema prisional.
Serão distribuídos 54 milhões de doses da vacina em todo o Brasil. A meta é garantir a vacinação de 80% do público-alvo até o fim da campanha, em 22 de maio.
De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o "principal objetivo da vacinação é evitar as complicações e reduzir ao máximo as internações e os óbitos".
— Por isso, o público alvo são as pessoas mais vulneráveis às complicações decorrentes da gripe. Podemos garantir à população uma vacina com a capacidade máxima de proteção.
— Por isso, o público alvo são as pessoas mais vulneráveis às complicações decorrentes da gripe. Podemos garantir à população uma vacina com a capacidade máxima de proteção.
Neste ano, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, com postos fixos e volantes, será realizado no sábado (9). Em São Paulo, por exemplo, os postos de saúde fixos ficarão abertos das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No Dia D, os postos também estarão abertos até às 17h.
Em São Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde pretende imunizar 11,8 milhões de pessoas, 80% do público-alvo formado por 14,7 milhões de pessoas contra o vírus influenza, e a campanha vai até dia 22 de maio. Haverá 6.000 postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 2.933 veículos, nove ônibus e quatro barcos. Ao todo serão mais de 37 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.
Transmissão do vírus influenza
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe foi responsável por 326 mortes no Brasil em 2014. No mundo, estima-se que ocorram 5 milhões de casos graves por ano, com 250 a 500 mil mortes.
A transmissão do vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, mesmo para as pessoas já vacinadas, o indicado é procurar um serviço de saúde.